Vale a pena utilizar Flutter Web?

Vale a pena utilizar Flutter Web?

Desenvolver uma aplicação web no Flutter já não é mais novidade, está presente dentro do Flutter desde 2021. Tivemos até uma certa desconfiança e uma real necessidade de evolução da plataforma. Mas como está o Flutter Web hoje, em 2023? Vale a pena utilizar o Flutter?

Já falamos sobre como o Flutter pode ser interessante e porque você deve aprender Flutter por aqui na devGo. Um dos pontos que chamamos a atenção foi você poder desenvolver um aplicativo mobile e web com o mesmo código, mudando apenas a forma como você irá realizar o build de cada um. Se você precisa, além do web, de uma aplicação mobile deveria estar considerando Flutter sem nem titubear.

No texto de hoje, com a experiência que tivemos aplicando Flutter na Devnology, vamos analisar cada aspecto do Flutter Web e analisar, se realmente seria uma boa escolha para a sua aplicação:

Em termos de desenvolvimento

Sim, vale a pena.

Os desenvolvedores web costumam, em um primeiro momento, estranhar muito o Flutter. Como assim vou desenvolver uma aplicação web sem nenhum HTML?

Mas o Flutter realmente tem uma adaptabilidade e curva de aprendizado muito boa. A estrutura em Dart é fácil de entender e bem fácil de aplicar. Apesar do estranhamento, em pouco tempo os desenvolvedores estarão bem familiarizados e conseguirão desenvolver bem.

Falando de performance

O Flutter é conhecido por ter uma boa perfomance e isso vale também para web, mas há algumas observações bem importantes para isso:

Há também um preço a se pagar por essa perfomance. O Flutter possui uma renderização um pouco diferente de outros frameworks web, e costuma ser um pouco mais pesado. Justamente por ser mais pesado, demora algum tempo a mais para ser carregado —até porque, não há um suporte para aplicações estáticas no Flutter, como o Next ou Gatsby no React, por exemplo. Mas uma vez carregado, é bem agradável e fluído.

O Flutter é bem sensível a perfomance no Web. No web, estamos falando de diferentes navegadores, diferentes sistemas operacionais e diferentes computadores —não é algo tão “padronizado” quanto um celular, por exemplo. Por isso, qualquer desvio no código, qualquer componente a mais, qualquer estrutura mal realizada pode ter um efeito bem grande na perfomance. Desde que você siga com cuidado, terá uma boa perfomance.

Flutter Web é realmente para Web?

O primeiro estranhamento é o Flutter não ter HTML, uma tecnologia presente desde sempre em qualquer aplicação web. E não são só os desenvolvedores que estranham a falta do HTML, mas também quaisquer outras ferramentas de aplicações web: algumas bibliotecas, comuns em outros frameworks não serão possiveis de trazer para o Flutter; ferramentas de SEO costumam sofrer para mapear o site, afinal, o mapeamento é feito em HTML e com Flutter não HTML.

Algo que considero bem importante e aguardo ansiosamente no Flutter é suporte a aplicações estáticas. Boa parte da web é estática e realmente não há necessidade de buildar a aplicação a cada acesso. Outros frameworks, como o React mesmo também sofreram com o mesmo em seus primeiros anos, e hoje, contam com ótimas ferramentas para construir aplicações estáticas.

Todos estes pontos tem suas soluções, ou ao menos terão suas soluções. A comunidade do Flutter tem crescido bastante e há pessoas dedicadas em resolver estes problemas. Já existem muitas outras bibliotecas e alternativas para estes casos, como, por exemplo, o SEO Renderer para resolver qualquer problema com SEO no Flutter.

E qual o veredito?

De fato, o Flutter Web ainda tem muito a evoluir. O Flutter ainda é um framework em evolução, e isso é bom. A cada nova versão, novas features e melhorias vem surgindo, deixando o Flutter cada vez mais interessante.

Mas apesar de falar que ainda tem muito a evoluir, o que temos presente hoje, no Flutter Web, vale muito a pena! Tudo tem funcionado muito bem e cumpre com as expectativas. É uma ótima alternativa para você que quer expandir um pouco mais os seus conhecimentos.

Ainda repito, se você quer que o seu projeto escale, que tenha aplicações em diferentes plataformas, do Web ao Mobile, do Smart Watchs ao ainda nem lançado Apple Vision, o Flutter é a solução ideal.

E você, o que acha de Flutter? Participe do nosso canal do Discord e conte pra gente!