Flutter tem ganhado bastante espaço no desenvolvimento frontend, mas você sabe por quê? Hoje vamos falar um pouco sobre Flutter e por que você já deveria estar estudando!
O que é Flutter?
Flutter é um framework frontend em Dart, criado pelo Google, que promete desenvolver aplicativos para “qualquer tela”.
O legal do Flutter é ser mesmo multiplataforma. Começou com a ideia de desenvolver aplicativos mobile, tanto para iOS quanto para Android com o mesmo código —o que, antes, era exigido utilizar linguagens especificas para cada plataforma. Hoje em dia, o Flutter é ainda maior: com o mesmo código você pode fazer aplicações mobile, web e desktop!
Da mesma forma que isso chamou a sua atenção, chamou também a de grandes empresas: Nubank, iFood, eBay, Alibaba e claro, o próprio Google utiliza Flutter no desenvolvimento de seus projetos, e eles têm toda razão em fazer isso: economizam em código, melhoram o desempenho e trazem mais agilidade no desenvolvimento.
É sempre bom conhecer um pouco sobre mobile
Se você está começando na área de desenvolvimento, saiba que é importante conhecer um pouco o mundo do mobile. Toda aplicação tem a sua versão para mobile e por isso o mercado de desenvolvedores frontend mobile tem crescido bastante.
Mas perceba que até então, frontend web e frontend mobile sempre foram duas áreas bem diferentes, cada qual com seus frameworks, linguagens e tecnologias. Saber desenvolver uma aplicação web, com HTML/CSS, React, Angular ou Vue não garante em absolutamente nada que você irá conseguir desenvolver um aplicativo mobile, por isso, é bastante comum que os desenvolvedores estudem um pouco de mobile para se garantirem no fluxo completo de desenvolvimento.
Especialmente para desenvolvimento mobile, Flutter domou bem o mercado e há diversas vagas abertas para especialistas em Flutter em grandes empresas no Brasil e ao redor do mundo. Estudar Flutter é ampliar suas chances de ter sua primeira oportunidade como desenvolvedor.
Fácil adaptação
Flutter tem uma curva de aprendizado muito rápida. Não só sua própria sintaxe é simples e fácil de ser compreendida, como também não requer que você tenha conhecimentos da plataforma que você está desenvolvendo —algo bem comum ao desenvolver para Android ou iOS.
De fato, por utilizar de uma linguagem de programação não tão comum como o Dart, você irá sentir uma leve diferença, mas lembre-se que, linguagens de programação são sempre linguagens de programação. Na prática, Flutter tem uma estrutura muito parecida com a de outros frameworks frontend como React ou Angular, e da mesma forma utiliza-se bastante da construção de componentes, aqui chamados de “Widgets”: o jogo é sempre o mesmo.
Por ser de código aberto, tem grande apoio da comunidade e existem diversas bibliotecas que auxiliam o desenvolvimento de um aplicativo, como o próprio Material Design em Flutter, GetX para gerenciamento de estados, Dio para requisições a APIs, entre várias outras.
2 coelhos com uma cajadada só
A grande vantagem de Flutter é ter suporte para plataformas diferentes. Android, iOS, Web, Windows, MacOS, Linux.
Não se preocupe, não há mesmo necessidade de pensar que aplicativos mobiles e aplicativos web precisam ser diferentes. Em Flutter com o mesmo código, você pode ter “builds” diferentes para cada plataforma, atendendo o seu usuário da forma que ele melhor desejar sem a necessidade de estudar outra tecnologia, construir uma nova aplicação e repassar por todo o processo novamente. Não há diferença de performance, não há diferença de aparências e não há diferença em desenvolvimento, pode confiar!
Na Devnology começamos a implementar Flutter em nossas aplicações e tem sido uma ótima experiência: agilizamos o desenvolvimento de um projeto entregando versões web e desktop de uma mesma aplicação em um tempo bem menor, com apenas uma única equipe de desenvolvimento e evitando a necessidade de testes duplicados —afinal, a aplicação web é exatamente igual à aplicação mobile. Em questão de adaptação entre tecnologias, um mesmo time, bastante familiarizado com React, precisou de um pouco mais de um mês para se adaptar ao Flutter e ter a mesma produtividade com o novo framework, e com boa aceitação do time.
Obviamente o Flutter ainda tem muito o que evoluir, e por isso, há atualizações e novos recursos sendo entregues constantemente, e vamos comentar alguns deles por aqui nos próximos artigos da devGo.
A comunidade de desenvolvimento tem sido bastante receptiva a tecnologia e você como um bom desenvolvedor não deveria ficar de fora. Tecnologias mudam constantemente, e com tantas vantagens assim Flutter só tem a te trazer vantagens!
Traremos bastante projetos com Flutter aqui na devGo. Participe de nosso canal de Discord, inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos nossos conteúdos aqui na devGo!