Tenha um boilerplate para seus projetos

Tenha um boilerplate para seus projetos

Sempre é bom ter um boilerplate pronto para o seu novo projeto. Mas você sabe o que é um boilerplate?

O que é um boilerplate?

Sempre que você começa um novo projeto, você repete o mesmo processo, certo? Por exemplo: instala o React, configura o NextJS, adiciona alguma biblioteca UI, prepara o gerenciador de estados, prepara aqueles mesmos componentes que você sempre usa em todo o projeto. Você não precisa ficar sempre fazendo isso, basta ter um boilerplate.

Um boilerplate é um “pré-projeto”, um conjunto de código que você já deixa pronto para ser reutilizado em algum novo projeto. É como se fosse um template, que já está ali todo configurado para que você possa começar uma nova aplicação se preocupando apenas com as funcionalidades daquela nova aplicação.

Por que ter um boilerplate?

Pense na economia de tempo. Não precisa sempre reconstruir aquela mesma estrutura. Se você tem um novo projeto, recebeu uma nova demanda, basta utilizar o boilerplate e rapidamente o seu projeto estará de pé e pronto para desenvolvimento.

Para atualizar seus projetos, seja na correção de um bug ou na atualização de um pacote, é ótimo ter um boilerplate presente. Basta atualizar o próprio boilerplate, e os projetos seguirão na mesma linha.

Além disso, é ótimo para ter projetos bem padronizados. Em seu time, é importante que todos os projetos passem por um mesmo caminho, facilitando até mesmo a adaptação de um projeto para outro, afinal, a base do código é praticamente a mesma devido ao uso do boillerplate.

Mas o verdadeiro motivo, é porque você precisa aprender a construir um boilerplate.

O que posso aprender construindo um boilerplate?

Construir um boilerplate é um ótimo estudo. É literalmente, um exercício para trabalhar diferentes habilidades de desenvolvimento.

Pense bem: um boilerplate precisa ser consistente, ter um certo padrão de código que te acompanhe durante diferentes projetos. Para desenvolver algo assim, você precisa estar preparado para prever e planejar um código que consiga transitar em diferentes projetos e serviços, trabalhando bastante com reutilização de código e melhores práticas de programação com arquiteturas flexíveis para que o seu boilerplate seja realmente dinâmico. E claro, isso não é tão simples quanto parece.

Se você tem um bom boilerplate, já é um bom sinal de que é um bom programador.

E você? Já tem um boilerplate no seu portifólio? Utiliza nos seus projetos? Compartilhe com a gente em nosso canal do Discord!