Como fazer o deploy de sua aplicação do jeito fácil

Como fazer o deploy de sua aplicação do jeito fácil

Você já consegue desenvolver sua aplicação, mas agora precisa mostrar ela ao mundo! No texto hoje, vamos mostrar como fazer o “deploy” do seu projeto.

Para uma aplicação estar disponível para acesso de todos na internet precisamos hospedar essa aplicação em algum servidor. Existem diversas maneiras, e serviços que você pode usar, e hoje, vamos fazer algumas recomendações:

Heroku

image.png

O Heroku é um serviço bastante popular entre os desenvolvedores. O Heroku consegue lidar com uma variedade de linguagens e frameworks, traz diversos outros serviços de banco de dados, cache e autenticação como plugins e facilita a hospedagem de seu projeto com processos de automatização de deploy.

O Heroku costumava ser gratuito até certo ponto, mas está encerrando este modelo de serviço. Apesar da qualidade e popularidade, muitos desenvolvedores tem procurados outros serviços parecidos, mas você ainda pode avaliar o custo beneficio.

Vercel

image.png

O Vercel é também um serviço de hospedagem de aplicações, mas apenas para sites estáticos e limitados a alguns frameworks frontend. Assim como o Heroku, possui um processo de automação e deploy bastante simplificado. É uma ótima opção para você que trabalha com frontend, e o melhor: possui um plano gratuito para sites não comerciais e projetos pessoais.

Netlify

image.png

O Netlify é uma alternativa ao Vercel: um serviço de hospedagem para sites estáticos. No mesmo formato, traz o padrão de automação de deploys facilitando bastante o seu trabalho. Também conta com um plano gratuito e pode ser bem interessante para o seu projeto.

Fly.io

image.png

O Vercel e o Netflity tratam somente de sites estáticos, e o Heroku, apesar de poder trabalhar com APIs e outros tipos de aplicações, não é mais gratuito. O Fly.io pode ser uma boa alternativa para hospedar a sua API gratuitamente.

Diferente das outras opções, o Fly.io não é muito bem um serviço com uma interface focada em ter uma boa experiência de usuário. O Fly.io é, na verdade uma CLI, ainda bastante fácil de ser usada, e que tem suporte para diversos tipos de aplicações: Node, Python, Laravel, Go e inclusive Docker. Também diferente das outras opções, não conta com um deploy automatizado, mas nada que você não possa construir você mesmo com o Github Actions, Jenkins ou qualquer outra ferramente de CI/CD.

Apesar de não ser tão completo assim, o Fly.io pode ser uma ótima opção para o seu projeto.

Railway.app

image.png

O Railway.app já é uma boa alternativa bem mais completa. Assim com o Fly.io, tem suporte a diversas linguagens e frameworks e assim como o Heroku possui uma interface amigável que facilita a sua implementação, com automação de deploy também presente! O Railway possui um plano gratuito, que apesar de baixa performance, pode funcionar muito bem para o seu projeto.

AWS

image.png

A AWS é o maior serviço de hospedagem de aplicações, o mais utilizado em todo o mundo por diversas empresas e aplicativos —é até capaz que os serviços que citamos aqui utilizem a AWS por trás.

Apesar de trazer serviços bastante simplificados, como o AWS Amplify, o uso da AWS não é tão simples assim, mas é mesmo mais completo e seguro sistema. Até mesmo por isso, contamos com profissionais de DevOps e infraestrutura especializados e certificados pela AWS —é inclusive, uma ótima carreira a ser seguida.

Para a AWS vamos trazer conteúdos específicos, explicando bem como funciona.

Essas foram as nossas recomendações de hospedagem de projetos. Se você conhece mais alguma, com alguma dica para nós, participe do nosso canal do Discord e mande por lá! Assine nossa newsletter e fique por dentro dos conteúdos da devGo.