Se você acha que programação é apenas sobre código, tem algo errado aí. Até mesmo nós, desenvolvedores, precisamos organizar as nossas demandas. No texto de hoje, vou mostrar um pouco do que eu costumo fazer e das ferramentas que costumo usar:
Trello, Jira, Asana, Clickup
A maioria dos desenvolvedores já deve estar mais do que acostumados com essas ferramentas. Metodologias como Agile, Scrum ou Kanban usam como base aplicações neste formato para organização e planejamento das demandas.
Gosto de usar essas aplicações para grandes demandas: “desenvolver página da home”, “criar endpoint para usuários”, “criar recurso de recuperação de senhas” ou qualquer outra coisa que demande bastante atenção e tempo.
O legal é mesmo usar em trabalhos em equipe, até porque várias pessoas trabalhando em um projeto requer uma boa organização e fácil acompanhamento. Aqui utilizamos bastante o recurso de “arrastar para a próxima coluna” ao atualizar o status da nossa tarefa, e temos todos os detalhes e planejamento da tarefa por aqui!
Combine como usar com a sua equipe e traga seu planejamento para dentro da aplicação. Importante é sempre estar usando!
Todoist, Ticktick
Estes são ferramentas de “Listas a fazer”. Diferente do Jira ou ClickUp, mais usados em equipe, gosto de usar essas aplicações para uso pessoal e individual mesmo: apenas eu uso, vejo e gerencio.
Anoto pequenas demandas, rápidas de serem feitas, e organizadas das diariamente: “falar com fulano”, “conferir status da demanda X”, “mapear banco de dados”.
Uma organização dessa forma faz parte do método Get Things Done, que tem me ajudado bastante e recomendo a todos: literalmente tudo que tenho para fazer, deixo registrado. Se está feito, apenas concluo a tarefa e está fora da minha lista. Organizo por prioridades e se for o caso até deixo alguns alarmes. O foco é finalizar tudo o que deve ser feito naquele dia.
Importante aqui é: anotar tudo!
O bom e velho calendário
Nada substitui o calendário. Se você faz muitas reuniões, tem sempre algumas chamadas aqui e ali, não pode deixar de usar o calendário.
Por mais simples que pareça, nos ajuda a não perder os planejamentos e ter tudo mapeado para o dia. Deixo tudo registrado e com alarmes para não esquecer de nada!
Não subestime!
São pequenas ações como essas comentadas aqui que nos ajudam a não perder o rumo. Durante um momento de muita agitação, muita correria ou muita urgência, você quer ter certeza de que não está esquecendo de nada, certo?
Ter esses hábitos incorporados no dia a dia, independente do momento, é o que faz a diferença.
E você? Como organiza as suas demandas? Participe do nosso canal do Discord, e conte para gente!