Uma das dúvidas mais comuns de quem quer virar um desenvolvedor é: o que preciso em meu computador para começar a programar? Nesse artigo vamos explicar como preparar o seu ambiente de desenvolvimento!
Editor de Texto
Se você quer escrever um código, a primeira coisa que você precisa é de um editor de texto. E sim, serve qualquer editor de texto, até mesmo o bloco de notas do Windows, o importante é mesmo escrever um código.
Mas claro, vamos usar um que nos traga alguma funcionalidade a mais, com uma interface mais compreensível que realmente nos ajude em nosso dia a dia como desenvolvedor. Você pode escolher qualquer editor de texto, mas aqui vão algumas recomendações: VS Code, Atom, Webstorm, Pycharm, e por aí vai.
Eu gosto bastante do VS Code, e é o que eu uso diariamente. Com ele, instalo algumas extensões, personalizo com o tema que eu quero trago algumas funcionalidades novas e está pronto! Dicas: você pode achar uns temas legais por aqui, e extensões que não podem faltar: LiveServer, IntelliCode, Auto Import, GitLens.
Linguagem de programação
Para cada linguagem de programação que você for trabalhar, precisa ser instalado um “interpretador” dessa linguagem em seu computador, que faça com que ele consiga entender aquela linguagem de programação. Cada linguagem precisa de um processo de instalação diferente, afinal, são interpretadores diferentes. Por exemplo, para programar em Python, você precisa ter o Python instalado em seu computador. Para PHP, a mesma coisa, você precisa ter o PHP instalado em seu computador.
Hoje vamos focar mais no Javascript: uma das linguagens mais populares entre os desenvolvedores, com possibilidade uso tanto no backend quanto no frontend. O legal do Javascript é que ele já “está instalado”. Todos os navegadores já vem nativamente com o Javascript instalado, por isso, um “Ctrl +Shift +J” no seu navegador para abrir o console já é suficiente para você conseguir rodar alguns códigos. Mas na prática, não usamos o Javascript assim certo? Então vamos partir para a instalação do NodeJS. O Node permite que você rode Javascript fora do seu navegador, tendo mais controle sobre seu projeto.
Gerenciador de pacotes
Vamos com calma. Você sabe o que é um pacote? Um pacote nada mais é que do que uma biblioteca de códigos, feitas por outros desenvolvedores com funcionalidades já prontas para te ajudar em seu projeto. E fique tranquilo, não é problema algum utilizar dessas bibliotecas: elas são de código aberto, qualquer pessoa pode usar e não te faz menos programador ter elas em seus códigos.
Cada linguagem tem o seu gerenciador de pacotes, por exemplo: com PHP usamos o Composer, em Javascript utilizamos o NPM (já vem instalado com o Node) ou Yarn, em Python temos o Pip (a instalação do Python geralmente já vem com o Pip também).
Esses pacotes são para realmente te ajudar em seus projetos, e você pode utilizar ou não. Mas vai à dica: sempre tenha instalado em seu computador. Na prática, você utiliza deles para instalar alguma biblioteca e importar em seu código, como por exemplo:
## Para Javascript
npm install react
yarn add react
## Para PHP
composer require "laravel/installer=~1.1"
## Python
pip install -U Flask
Rodando o seu projeto
Você pode criar um arquivo, seguindo a extensão de sua linguagem (.py, .php ou .js) e escrever seu código por ali mesmo. A maioria das linguagens, após ter instalado em seu computador o seu devido interpretador, permite que você rode este arquivo por meio de um terminal de comandos. Basta estar na mesma pasta que o seu arquivo e rodar algo como:
py arquivo.py
php arquivo.php
node arquivo.js
Em alguns casos, para rodar uma aplicação inteira, seja ela uma API ou um aplicativo web ou mobile, você pode precisar fazer que seu computador se comporte como um “servidor”, então é sempre bom ter o Nginx ou o Apache instalado em sua máquina. Mas saiba que em boa parte dos casos, para desenvolver esse tipo de aplicações contamos com a ajuda de um framework —uma biblioteca de código, completamente estruturada para suportar uma aplicação de maior complexidade. Esses frameworks, como Laravel para montar uma API em PHP, ou React para montar uma aplicação web com javacript já trazem suporte para que seu computador rode o projeto sem a necessidade de outras instalações ou configurações. E nestes casos, vai da documentação de cada framework o que deve ser feito para rodar o seu código.
Próximos passos
O próximo passo é realmente programar. Em um primeiro momento é realmente importante que você tenha o seu computador preparado para começar o código. Cada linguagem de programação, e em alguns casos até mesmo os projetos terão processos diferentes de instalação, e nós vamos explorar cada um desses casos nos próximos artigos com aplicações na prática de cada projeto.
Nos acompanhe em nosso canal do Discord, inscreve-se na nossa newsletter e fique atento aos nossos próximos conteúdos.