Como se tornar um desenvolvedor de software

Como se tornar um desenvolvedor de software

Está pensando em se tornar um desenvolvedor de software? Faz todo sentido: mercado aquecido, de fácil acesso, bons salários, liberdade para trabalhar de onde quiser e com perspectivas de crescimento bem altas. Mas você sabe por onde começar? O que estudar?

1º - Aprenda lógica de programação

O primeiro passo é que você estude lógica de programação. Aprenda o que são variáveis, condições, loopings.

Saiba que programar não é só escrever linhas e linhas de código, programar é resolver problemas. E resolver problemas, ainda mais problemas lógicos, é saber como pensar. Acontece que computadores tem uma forma bastante especifica de “pensar” e você precisa se adaptar a isso, “pensar igual a um computador”, para ser capaz de construir algoritmos no seu dia a dia como desenvolvedor.

A esposa do programador disse:- Vá ao mercado e traga um litro de leite. Se tiver ovos, traga seis. O programador voltou com seis litros de leite, então sua esposa disse:- Programador! Porquê você trouxe seis litros de leite? E o Programador respondeu:- Eles tinham ovos...

2ª - Escolha uma linguagem

Mesmo que você “pense igual a um computador” você ainda precisa falar a lingua dele, e para isso nós usamos as linguagens de programação.

Python, Javascript, Dart, PHP, C, Go, R, Java, enfim, temos uma infinidade de linguagens de programação, cada uma delas com um objetivo e finalidade própria. Quer trabalhar com dados? Python ou R. Quer trabalhar desenvolvendo APIs? Javascript, PHP ou Java. Quer trabalhar desenvolvendo aplicativos? Javascript ou Dart. É importante que você escolha uma, e pelo menos nesse primeiro momento, se especialize em uma única linguagem.

3ª - Pratique

Nada adianta se você não praticar. Conheça todos os recursos da linguagem que você escolheu, pratique até dizer chega. É importante que você entenda cada funcionalidade, para que na hora de aplicar você não se sinta um pouco perdido. Tenha tudo na ponta da lingua para conseguir desenvolver sua aplicação da forma mais confortável possível.

Uma dica legal é usar aplicações como o Code Wars ou Hackerank. Lá tem bastante desafio para você ir praticando.

4ª - Faça projetos

Faça uma infinidade de projetos, experimente técnicas novas, tenha dificuldades, resolva essas dificuldades, e siga para o próximo projeto.

Programar é mesmo uma questão de experiência. Nenhum programa é o mesmo, e quanto mais programas diferentes você tiver, mais você vai aprender.

Aproveite até para montar o seu portfolio. Crie uma conta no Github, poste tudo o que você tiver por lá, é uma ótima forma de mostrar o que você vêm aprendendo.

5ª - Participe de comunidades

Programar com outras pessoas, compartilhar conhecimento e ter amigos por perto nesta jornada para aprender desenvolvimento é o melhor que você pode fazer. Ter pessoas por perto, sejam elas alguém que também esteja aprendendo junto com você, ou até programadores mais avançados é sempre uma troca de experiências, e é isso o que você mais precisa agora. Por isso, participe de comunidades de desenvolvedores, conheça novas pessoas, faça projetos juntos e aprenda coisas novas.

A devGo é uma comunidade para desenvolvedores e estaremos por lá, junto com vários outros desenvolvedores para te ajudar nesta jornada.

Iremos preparar uma série de conteúdos, seja para quem que está começando agora a programar, ou quem quer evoluir e avançar ainda mais na programação. Participe do nosso canal do Discord e nos acompanhe nas redes sociais!