Ou pelo menos, não deveria existir. Se você é desenvolvedor e foca em trabalhar somente com um framework específico, para tudo que está fazendo! Tá tudo errado! Vem que eu vou te explicar porque isso é o pior que você pode fazer para sua carreira.
Eu te entendo…
São milhares de coisas para você estudar. O mercado de trabalho te pede um framework específico. É claro que você, que está apenas começando neste mundo, iria focar em um framework. É mesmo o jeito mais rápido de conseguir um trabalho. Mas também é o pior jeito. Você vai mesmo ficar refém de um único framework?
Frameworks vem e vão
Houve o tempo em que nem frameworks existiam. Houve o tempo em que uma página na internet era toda feita de tabelas. Houve o tempo em que desenvolvimento frontend era praticamente só CSS, o Bootstrap era bem famoso. O jQuery também tinha o seu espaço garantido. AngularJS surgiu e foi completamente substituído por uma nova versão. No mobile, os frameworks nativas eram até a única solução disponível para criar um aplicativo. Hoje o mundo já é bem diferente. E o que será do React, Vue, Flutter, Nest e Laravel no futuro?
Frameworks vem e vão, mas o conhecimento que você tem na linguagem de programação fica.
Se você sabe bem uma linguagem, vai conseguir trabalhar bem em um framework
Nós já te explicamos o que é um framework, mas nada custa lembrar: framework é um conjunto de funções e ferramentas de uma linguagem de programação estruturadas de uma forma que facilite o seu desenvolvimento. E é isso mesmo, é apenas uma biblioteca de funções que utiliza a mesma linguagem de programação que você tem negligenciado seus estudos.
A lógica é muito simples: se um framework tem como base uma linguagem de programação, basta conhecer bem essa linguagem de programação e você conseguirá utilizar o framework —com uma capacidade até maior do aqueles que se limitam a estudar somente o framework.
O framework ficou decadente, ou surgiu uma opção melhor no mercado? Tudo bem, você ainda terá o conhecimento da linguagem de programação. Por isso, os desenvolvedores que passado desenvolviam bastante com jQuery e foram para os novos frameworks de Javascript, como o próprio React, Vue e Angular. O mesmo vale para os desenvolvedores PHP que se adaptaram extremamente bem do Zend para o Laravel. E se acha que isso é válido somente quando um framework é depreciado pela comunidade, que tal tentar migrar do React para Vue? Como ambos tem a mesma base em Javascript será muito mais fácil!
Estude certo
Você precisa saber onde investir os seus estudos. E a resposta certa, é estudar a linguagem de programação, entender os conceitos, aprender a lógica. Use o framework apenas como um facilitador, afinal, é até esse o objetivo proposto pelos frameworks.
Por aqui na devGo, essa é a nossa metodologia e é assim que trataremos em nossos próximos artigos. Se você quer continuar bem nos estudos, participe de nosso canal no Discord e acompanhe em nossos próximos artigos.