Sem dúvidas esse é o objetivo de todo desenvolvedor. Mas o que te faz realmente bom?
Participar de um grande projeto, ser especialista em uma linguagem de programação ou framework, liderar outros desenvolvedores, formar novos programadores. Há diversos caminhos para se considerar um bom desenvolvedor, mas no geral, existem importantes pontos que te valorizam e te destacam entre tantos outros desenvolvedores, aumentando de forma considerável o seu valor no mercado.
Hoje vamos discutir o que você deve trabalhar para ser um ótimo desenvolvedor.
Além de ser um técnico
Já comentamos por aqui diversas vezes: ser um bom desenvolvedor, vai muito além do técnico. Não tiro a importância de você conhecer bem uma linguagem, saber trabalhar bem em um framework e ser especialista em determinada ferramenta. É claro que estes são pontos indispensáveis para que você se torne um bom desenvolvedor.
Mas para ser um bom desenvolvedor, você precisa de um diferencial, e este diferencial vai muito além do técnico. Trata-se muito mais do valor que você consegue agregar, e da forma que você trabalha para atingir o seu valor.
É importante que você, como desenvolvedor, consiga ir além do ser um bom técnico, e é justamente nestes pontos que iremos focar.
Ser desenvolvedor é resolver problemas
Vamos primeiro entender o verdadeiro objetivo do trabalho de um desenvolvedor: resolver problemas. Um desenvolvedor é aquele que cria um código, desenvolve uma aplicação, constrói um programa a fim de resolver o problema de alguém ou de alguma empresa. E é por isso que este deve ser o seu foco.
No mercado, desenvolvedores são contratados, pois empresas estão com um determinado desafio que precisa ser resolvido.
Um ótimo exemplo de um caso como este foi durante a pandemia: empresas que funcionavam apenas ficaram fisicamente limitadas com o lockdown, precisando então recorrer a algum outro recurso para atingir as metas de seus produtos. Essa solução foi uma grande transformação digital nas empresas, com sites, ecommerces e aplicativos e para isso, desenvolvedores precisaram ser contratados.
Pois bem, se você foi contratado para resolver um determinado problema, tenha como foco desenvolver este determinado problema. E lembre que por muitas vezes, isso exigirá que você pense muito além do seu desenvolvimento, pense nas suas entregas!
Pense no valor de suas entregas
Com o mesmo exemplo de que durante a pandemia, empresas passaram por uma grande mudança e produtos digitais precisaram ser desenvolvidos, vamos pensar em como este momento poderia ter afetado o seu trabalho.
Pense que durante este tempo, não só o seu cliente ou a sua empresa precisavam desta transformação. Pense também, que este foi um tempo limitado e que, por exemplo, hoje, as empresas já podem atuar fisicamente como sempre atuaram.
Naquele momento, o que as empresas precisavam era de uma solução rápida, uma transformação “imediata”, que as tirassem da crise o mais rápido possível, e até mesmo antes de seus concorrentes, para que assim dominassem o vazio do mercado criado pela pandemia. Se você foi um desenvolvedor que entendeu este recado e conseguiu desenvolver um produto rápido o suficiente para isso, tenho certeza que está colhendo os frutos desta entrega hoje.
Para uma empresa não basta apenas ter um produto desenvolvido, até porque, o problema para a empresa não é “não ter um produto digital”, e sim “vender mais” e “dominar o mercado”. A grande questão é: o que você irá fazer para que o seu desenvolvimento resolva este problema? Qual vai ser o seu diferencial?
Sair do lado técnico para entender o mercado e suas necessidades é justamente o que pode aumentar o valor de suas entregas. E lembre-se, o valor de suas entregas é o seu valor como desenvolvedor.
Seja um líder
Se você além de ter qualidade técnica, entende o seu objetivo como desenvolvedor e principalmente entende o valor de suas entregas, porque não passar isso adiante?
Para uma empresa, melhor do que ter uma única pessoa que entende o que faz um bom desenvolvedor é ter 5 pessoas que entendem o que faz um bom desenvolvedor. E se você, é alguém que consegue passar o conhecimento e experiência que você adquiriu para outros desenvolvedores, tenha a certeza de que será bem valorizado.
Não se trata de uma concorrência, em que você precisa competir para ser um bom desenvolvedor, muito pelo contrário. Se trata de um crescimento exponencial. Se você consegue formar outros bons desenvolvedores, você expande todo o seu alcance: as entregas de seus liderados passam a ser a sua entrega, o valor de seus liderados para a ser somados ao seu valor.
Seja a referência do seu projeto, trabalhe de forma para compartilhar o seu conhecimento e experiência entre seus desenvolvedores. É sendo um líder que você aumenta o seu valor.
Compartilhe suas experiências
Importante neste processo é o compartilhamento de experiências. Por mais que você esteja começando agora, ou já seja um desenvolvedor experiente, um líder e já realmente considerado um “bom desenvolvedor” esteja sempre disposto a compartilhar e principalmente a ouvir outras experiências.
E é até mesmo com este intuito que a devGo foi criada. Estamos em nosso canal no Discord, abertos para novos temas e novas discussões, sempre pensando em nossa evolução pessoal.
Você já participa de nosso canal do Discord? Apareça por lá e nos conte mais sobre sua trajetória.