Hoje vamos falar sobre uma pergunta que assombra muitos que terminaram a graduação, ou estão terminando, qual categoria de pós-graduação eu devo escolher?
Quando falamos em pós-graduação geralmente temos 3 caminhos que podemos seguir:
A especialização, ou Lato Sensu, é a que geralmente pensamos quando falamos em pós-graduação. Ela tem um foco maior em quem já está trabalhando na área e fornecesse matérias e conteúdos que podem lhe auxiliar em sua profissão, no emprego atual, ou até para uma mudança de segmento.
Temos o MBA, ou Master Business Administration, que também é um curso Lato Sensu, porém no exterior é considerado como um mestrado, mas no Brasil é considerada somente como uma especialização na área de administração. E geralmente os cursos de MBA que encontramos são mais focados nessa área de administração, negócios e gerenciamento de projetos.
E por último temos os cursos de pós-graduação Stricto Sensu. Essa categoria de cursos estão voltados de forma restrita ao Mestrado e ao Doutorado. Geralmente são cursados por pessoas que buscam seguir na vida acadêmica, seja na área da docência ou até mesmo na área da pesquisa.
Mas nós que trabalhamos em TI, que curso devemos escolher?
Bom, a resposta como em quase tudo no mundo da TI é bem simples: depende!
Tudo irá realmente depender de muitas variáveis, a grade do curso, para onde você quer direcionar sua carreira, e muitas vezes até mesmo o valor.
Mas para não deixar ninguém na mão e somente com um depende, vou dar o meu ponto de vista como um estudante de pós-graduação, no meu caso estou cursando o mestrado. Primeiro, vamos por partes.
Especialização - Lato Sensu
Essa categoria vai ser perfeita para você se a grade curricular e os conteúdos baterem exatamente com o que você já trabalha, ou com o que você deseja aprender para mudar de área ou tecnologia.
O motivo para eu não ter buscado uma pós-graduação nessa categoria é que atualmente os conteúdos não eram nem um pouco condizentes com as tecnologias que trabalho, além-claro da maioria deles serem pagos e com um difícil acesso a bolsa, nada impossível, só era mais complexo que fazer um mestrado na universidade pública. Mas voltando a questão das matérias, infelizmente, ou felizmente para a galera do Java (sem preconceito galera haha), a maioria das pós gira dentro dessa tecnologia, e não em tecnologias mais modernas que estão emergentes no mercado. Dependendo da região onde você mora isso pode variar, em Maringá, onde moro, muitas empresas trabalham com Java e bancos de dados relacionais, então é óbvio que as universidades irão ofertar cursos de especialização voltados para esses dois segmentos.
MBA
O MBA provavelmente vai brilhar mais aos olhos daqueles que buscam uma promoção no trabalho que os direcione mais para o gerenciamento de pessoas do que uma promoção para um cargo mais técnico. Os cursos são focados em muitas matérias gerenciais e administrativas, e se isso condizer com seus planos é algo que vale muito a pena cursar.
Mestrado / Doutorado - Stricto Sensu
Essa foi a categoria de especialização que decidi fazer então vou poder falar um pouco mais sobre ela, e com um pouco mais de propriedade. Já gostaria de começar desmistificando muitas coisas.
Primeiro mito - O Mestrado / Doutorado são somente para as pessoas que querem dar aula ou fazer pesquisa (ou os dois ao mesmo tempo, porque não?), no meu caso eu escolhi fazer o mestrado em ciência da computação porque eu queria conhecimento! Bom, que resposta mais tosca, o conhecimento pode ser obtido também nos cursos acima não é mesmo? Claro que sim! Porém, no mestrado as matérias, no meu ponto de vista, nos proporcionam uma melhor visão do que está acontecendo não só no mundo acadêmico mas também no mundo da indústria, e é essa a experiência que venho tendo no decorrer do curso.
Segundo mito - Se eu for seguir para área da docência irei ganhar pouco! Isso não é de fato verdade, somente com o mestrado as remunerações em universidades públicas já são de certa forma ótimas, principalmente para o cenário econômico atual, e para aqueles que possuem o doutorado o valor é ainda maior. Mas ai você pode perguntar (ou até mesmo afirmar) : nossa, com todos esses anos de estudo, se você comprar com alguém que só trabalha na área ele vai estar ganhando muito mais! Bom, isso realmente é uma verdade, trabalhar para indústria rende uma remuneração muito maior que a da área da docência, mas também você não precisa ser professor aqui no Brasil, muitas universidades no exterior pagam muito bem para professores e até mais para pesquisadores!
Terceiro mito - As empresas querem alguém com especialização, não alguém com mestrado que só sabe dar aula! Bom, é aí que vocês se enganam caros leitores, muitas empresas grandes de tecnologia, como, por exemplo, a IBM, procuram ativamente profissionais que tenham essa categoria de formação, e você deve estar se perguntando o porque, e ele é bem simples, a vida de desenvolvedor vai muito além de fazer um CRUD e uma API REST, essas empresas procuram pessoas para trabalhar no famoso setor de PD, Pesquisa e Desenvolvimento, onde você vai ter oportunidade de trabalhar com Ciência de dados e algoritmos de inteligência artificial, nem preciso dizer que a remuneração também é muito satisfatória, preciso?
Quarto mito - Mestrado / Doutorado é muito difícil! Vou ter que me matar de estudar! Bom, de fato é difícil, mas você não vai precisar dedicar tantas horas de estudo quanto na graduação, a quantidade de matérias por semestre é menor, o que lhe permite ter mais tempo para estudar aquela matéria que lhe apresenta uma maior dificuldade, mas no final, essa conclusão pode doer um pouco: se você não gosta de estudar ou ler, nenhuma pós-graduação é para você, talvez nem mesmo a área de TI e desenvolvimento de software! Nossa área requer estudo e aprendizado constante para estarmos alinhados sempre com as melhores técnicas e tecnologias!
Agora contando um pouco sobre minha experiência no primeiro semestre do mestrado.
Logo de cara já digo, eu escolhi essa modalidade porque eu gosto de estudar, e como dito acima, julguei pelas matérias que seria o melhor caminho a se trilhar para minha carreira, no mestrado o foco de minha pesquisa é em microsserviços e na migração de sistemas monolíticos para microsserviços. Também escolhi devido ao valor, que me custou a incrível bagatela de R$ 0,00, pois na universidade pública tudo que precisa fazer é escrever um pré projeto de pesquisa e se for aprovado e tiverem vagas o suficiente você poderá se matricular no curso, a única taxa que deve ser paga é a de matrícula.
No mestrado consegui aprender sobre novos métodos de desenvolvimento de software, entender complexidade de algoritmos muito além do simples Big O, aprender mais sobre engenharia de software, microsserviços, Inteligência Artificial e claro a fazer pesquisa e escrever artigos.
Hoje sei que foi uma decisão acertada, o mestrado proporcionou uma visão muito mais atual das tecnologias e técnicas utilizadas no mercado (inter)nacional do que uma especialização Lato Sensu poderia proporcionar. Tudo até agora vem me ajudando muito em meu trabalho, pois tenho agora uma visão mais ampla e até mais atual das novas tendências que estão surgindo. Além de que claro, muitas matérias não exigem uma prova como acontece na graduação, muitas vezes são apresentados seminários e entregues trabalhos escritos ou artigos para compor a nota, trazendo um certo alívio de não ter que ficar fazendo prova toda hora. Muito disso é porque estão instigando sua habilidade de pesquisar, que será necessária para escrever sua dissertação (no caso do mestrado) ou tese (no caso do Doutorado)
Concluindo o nosso pequeno papo! Tudo irá depender jovens padawns, avalie muito bem antes qual área profissional almeja e qual o desenvolvimento que você precisa para chegar lá. E lembre-se, você também não precisa de alguma dessas especializações para ser o cara em Banco de Dados, Inteligência Artificial ou até mesmo Java, você pode estudar sozinho ou com cursos na internet e se tornar uma pessoa extremamente capaz, porém, algumas empresas têm como requisito essa categoria de formação, então estudo bem que caminho tomar e se ele irá ser satisfatório para a sua carreira